quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Rephorma Ortográphica

[Rosana Caiado]

Na primeira brecha, o amigo toma o último gole de um chope quente para em seguida mirar em mim e perguntar:
- E aí, Rosana, você que é jornalista, qual é a sua opinião sobre a Reforma Ortográfica?
Ciente de que pega mal não ter opinião formada sobre todo e qualquer assunto, ainda mais sobre este, me fixo na primeira parte do enunciado da pergunta para ganhar tempo:
- Eu não sou jornalista!
Começa, pois, um debate envolvendo os outros ocupantes da mesa sobre qual seria a minha profissão - publicitária ou roteirista ou repórter ou escritora ou -, mas não dou bola visto que estou tentando formular ali, ao vivo, uma opinião razoável sobre a Reforma.
"Tirar o trema de ‘cinquenta' é como apagar as sardinhas dos meus ombros."
"'Ideia' sem acento é como paixão sem taquicardia."
"'Voo' sem circunflexo é que nem cowboy sem chapéu."
"Quem come pão com linguiça é o Didi."
"De todas as mudanças, a pior é a do trema, que foi expulso da Língua Portuguesa a pontapés. O acento agudo ainda aparece por aí, o hífen também. Mas o trema, nunca mais. Deu um tangolangomango no trema e acabou-se a geração."
"A abolição do trema traz consequências (sem trema) em cinquentas, pinguins e tranquilos, que nunca mais serão os mesmos."
"Por outro lado, todo mundo já entendeu que o trema babau. Acabou. Morreu. Já as novas regras que aboliram parcialmente o acento agudo e o hífen darão mais trabalho: o suprassumo (ex-supra-sumo) da reforma é auto-retrato virar autorretrato, anti-social virar antissocial e arqui-rival, arquirrival - exemplos da feiura (sem acento agudo) da Reforma"
"Bom mesmo seria se a Reforma incluísse nas novas regras hífen com ‘eme' - nada mais justo - e deixasse o trema em paz."
Na primeira brecha, tomo o último gole de um chope quente para em seguida mirar no meu amigo e responder:
- A verdade é que a minha opinião sobre a Reforma não faz diferença nenhuma na vida, ou na morte, de acentos, hífens e tremas. O negócio é parar de espernear e decorar as novas regras o mais rápido possível, se não for por qualquer motivo mais engajado, por pura vaidade.
- Vaidade?
- Daqui a pouco, escrever "ideia" com acento agudo vai ser igual a escrever "ele" com circunflexo. E "lingüiça" com trema vai ser que nem "farmácia" com "ph".
- E daí?
- Denuncia a idade, que é um horror!
- Falou a publicitária.
- E roteirista e repórter e escritora.

Nenhum comentário: